Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O mito da agulha


Se paramos em algum momento da vida para perguntar "o que é acupuntura", e ficamos satisfeitos com a explicação de que nada mais é do que espetar agulhas no corpo para relaxar, estamos deixando de lado muita coisa interessante.

Este antigo tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que consiste, basicamente, em estimular pontos e meridianos para equilibrar o fluxo de energia no corpo humano, diminuindo e tratando diversas enfermidades, pode também ser aplicado sem seu instrumento mais simbólico: a agulha.
O que conta é o estímulo. No caso da moxabustão, aquecemos as regiões importantes para a acupuntura. Veja para crer:

Ainda não acredito nisso!
A ciência também ajuda a legitimar as terapias ao explicar os resultados obtidos com o reiki e a própria acupuntura, para tranquilizar a consciência dos céticos que queiram aderir a tais práticas.
A aplicação das agulhas em determinados pontos do corpo pode estimular a liberação e/ou maior aproveitamento de serotonina, substância que age como anestésico, endorfina e além de adenosina, dotada de poder antiinflamatório. E como foram testadas em ratos, com resultados positivos, derruba-se a teoria de que é placebo.
O tratamento medicinal comum pode agir em conjunto com terapias alternativas. O que não se deve fazer é abrir mão de bem estar, saúde e conforto.

Um comentário:

  1. Pessoal,
    o evento abaixo parece ser uma pauta e pode render boas entrevistas: https://phpsistemas.cpd.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?&codNot=15489

    abs
    Carlos

    ResponderExcluir