Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ciclo de Palestras sobre plantas medicinais na UFV

Com o objetivo de gerar e difundir o conhecimento sobre práticas terapêuticas tradicionais o Grupo Entre Folhas e o Departamento de Fitotecnia da UFV promoveram, durante os dias 29 e 31 de agosto, o XII Ciclo de Palestras Sobre Plantas Medicinais e Qualidade de Vida.
---------------------------------------------------------------------------------------
Como trazia o folheto de divulgação do evento, participaram, no auditório
do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, estudantes, terapeutas, agentes de saúde, raizeiras e membros da comunidade em geral.

No primeiro dia de palestras, Isabela Honório, mestranda em fitotecnia, ficou responsável pela palestra “Plantas Medicinais: Farmácia Viva”, Felipe Bonfim, doutorando e fitotecnia tratou do uso de homeopatia no cultivo de plantas e Antônio Marques, médico atroposófico de Juiz de Fora falou sobra a saúde integral do indivíduo.
No segundo dia, um curso sobre princípios, ética e evolução sustentável relacionados à Permacultura, pelo grupo SAUIPE, enquanto Adalgisa Pereira, tecnóloga em Agricultura, falou sobre os benefícios do adubo verde e da compostagem na agricultura. Para fechar o dia, um curso de massagem para o dia-a-dia, por Jessé Andrade e Regina Harumi, ambos terapeutas holísticos.
O último dia de palestras ficou por conta de Ana Paula Fistarol, Naturóloga, com a palestra “Iridologia: o que os olhos podem revelar?”, Denise Mascarenhas, que falou de Xamanismo e plantas de poder, além de organização de oficinas de práticas Xamânicas.

Alessandra Aziz, uma das pessoas responsáveis Grupo Entre Folhas, diz que o objetivo maior do ciclo de palestra é a divulgação do conhecimento sobre o uso medicinal de plantas através de cursos e palestras. Ela também atenta para o fato de que as terapias são integrativas e complementares, ou seja, não trabalha só o corpo físico, mas também as questões emocionais e mentais, além de complementar o tratamento médico convencional. Os tratamentos alternativos têm filosofia diferente dos tratamentos comuns, pois não atuam apenas no efeito de uma enfermidade, mas em sua causa. A preocupação com a alimentação, por exemplo, é importante neste processo, visto que o consumo de alimentos com excesso de resíduos químicos indesejados é grande responsável por adoecer diversas pessoas. É esse, inclusive, a preocupação do ciclo de palestras deste ano, com a temática saúde e agroecologia: a promoção da saúde integral, que não se limita a saúde física e emocional, mas a relação com o ambiente a nossa volta.
Marilia Cabral, estudante.

Marilia Cabral, estudante de comunicação, e que acompanhou as palestras, ressalta a importancia de se pensar em medicina alternativa nos dias de hoje, por ser uma forma de tratar da saúde do indivíduo de maneira mais completa, além de ser uma medicina que foca na saúde, diferentemente do habitual foco na enfermidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário